sexta-feira, 30 de março de 2012

Pastéis de Nata






Então a verdade é que me dediquei óutra vez ás experiências na culinaria. Se alguns podem porque não eu? resolvi tentar fazer um dos meus bolos favoritos. O FAMOSO PASTÉL DE NATA. E encontrei esta receita num dos livros que tenho a ganhar pó no sótão!


Então precisei:

600g de massa folhada

500ml de leite

1 casca de limão

1 pau de canela

60g de farinha

500g de açucar

7 gemas

Estendi a massa com o rolo, depois enrolei a massa num rolo bem acalcado.

Depois que ficou enroladinho (como um chouriço) cortei a massa em rodelas com cerca de 1,5 cm.

As forminhas que tinha untei com manteiga e coloquei as rodelas lá dentro, e com os polegares começei a fazer pressão no centro da massa e espalheia por toda a forma. (fazendo assim o recipiente do pastél)

As formas estavam prontas, passei ao reccheio.

Dissolvi a farinha com um pouco do leite e o restante deste pus no lume com o pau de canela e a casca de limão, deixei ferver e depois disso misturei a farinha mexendo sempre. Ferveu! (tem que ficar grossinho!) apaga o lume deixa de lado. Noutro tacho levei ao lume a água com o açucar e mexi até ferver bem e ficar transparente. Éstá, misturamos o açucar ao preparado anterior e mexe, como fica no género com grominhos, passa tudo no passador. Passou e é só juntar as gemas e mexer novamente, entorna nas formas poem no lume e deixa não sei quanto tempo porque o raio do livro não diz nada! quer dizer, se calhar até dizia, mas metade da página foi arrancada! mas por ai uns 20 minutos. e comam abusem e engordem, para não ser só eu pois!

OH!!! um P.S. Eu estava um pouco atrapalhada do que havia de fazer ás minhas 7 claras, estive tentada a fazer suspiros, mas num dos pacotes de açucar que usei, incrivélmente vinha uma receita de "bolo de claras" mesmo a calhar, a receita pedia 6 e eu generosa pus as 7 que tinha. O Bolo é igualmente bom, com uma ifusão...hum (e o dia chuvoso como o de hoje, convida mesmo!)



100g de manteiga sem sal

350g açucar branco

350g farinha de trigo com fermento

2dl de leite

1 colher de sopa óleo

1 raspa de limão ou laranja (eu pus limão, acho a laranja para os doces mais enjoativo!)

6 claras (não se esqueçam sejam generosos!:-))


Bater a manteiga com o açucar e adicionar farinha, intercalado com o leite. Acrescentar a raspa de limão. ajauntar o óleo. Bater as claras em castelo . Adicionar, delicadamente, as claras ao preparado anterior. Levar ao forno, numa forma untada com a margarina e polvilhada com a farinha.

E aqui está a receita dos pastéis com uma boa solução para o problema das claras... Bom apetite!!!!!


terça-feira, 27 de março de 2012

Sessão fotográfica












Hoje foi um dia optimo para pegar nos putos e leva-los até ao parque para uma caminhada misturada de uma sessão de fotos...

Meus filhos são uns autênticos modelos! os mais pequenos é que a história é outra... mas acho que consegui apanhar umas belas imagens!

Podem ver mais no meu face, vá, vão lá e cliquem no "gosto" porque eu gosto!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia de Lágrimas.wmv


Esta é a musica da minha querida Mabel...esmerou-se a miúda!

Perto para Tocar.wmv


Aqui está a montagem que fiz com a gravação da minha Música no nosso musical "Mulheres Junto á Fonte." Espero que goste, e vou fazer com todas as músicas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

hummm! uma receita.





Abençoada lata mal aberta... aha ha ah, foi o que me aconteceu! No Domingo fiz um bolo de chocolate para a criançada que cá veio a casa, depois não tinha nada para rechear e decidi ir á despensa buscar uma lata de leite condençado cozido para rechear o bolo (fica uma delícia!) mas por engano abri uma lata de leite condençado normal. Resumindo e concluindo, hoje tinha esta lata aberta ali no frigorifico, triste e solitária, e eu queria fazer algo com coisas que tinha em casa (não me apetece ir á rua hoje!) naveguei na net e voilá! este doce muita bom!!!!

Aqui fica a receita para quem quizer se deliciar!